Michael Schumacher causa efeito extremo: Ferrari encerrou seu grande ciclo nas F1

Em uma época em que a Fórmula 1 tinha duas fornecedoras que ditavam os ritmos nas pistas – com a japonesa Bridgestone, que fabricava os pneus da Ferrari, Jordan e Minardi, e a francesa Michelin, que trabalhava com a Renault, a BAR, Williams, McLaren, Sauber, RBR e Toyota -, mudanças no regulamento da competição se mostraram mais favoráveis a equipe de Alonso e Fisichella.

Coincidência ou não, com um motor mais potente que as demais, a Renault iniciou sua hegemonia logo depois, liderada por um então jovem piloto espanhol: Fernando Alonso, que conseguiu interromper uma longa sequência invicta (e muito vitoriosa) do piloto alemão Michael Schumacher. O heptacampeão ainda retornou à F1 em 2010 com a Mercedes, mas sua segunda passagem foi mais discreta, abrindo caminho para a chegada de Lewis Hamilton.

Alonso e Renault decretam fim da hegemonia da Ferrari de Schumacher no início dos anos 2000

Entre 2000 e 2004, só um piloto conseguiu ser campeão na Fórmula 1: o alemão Michael Schumacher, que não deu chances a nenhum rival e conquistou o título com bastante tranquilidade. Foi quando chegou a temporada 2005, e nela um jovem espanhol disposto a desbancar o multicampeão da – até aquele período – principal escuderia da modalidade.

“Vencer o campeonato é sempre especial. E superar Michael (Schumacher) para fazer isso, é um prazer extra”, disse o então jovem Fernando Alonso, de apenas 24 anos, logo após duas conquistas em 2005 e 2006 na Fórmula 1, durante a meteórica ascensão de sua equipe da época, Renault – que findou a hegemonia de seis anos da Ferrari de Michael Schumacher, heptacampeão mundial.

Vale lembrar, de acordo com o ‘Globo Esporte’, que o ano de 2005 também ficou marcado por mudanças importantes no regulamento da competição: o acréscimo de mais uma sessão classificatória no domingo; a proibição da troca de pneus durante as corridas e a escolha prévia do tipo de composto; a prolongação da vida útil dos motores, para dois fins de semana, e alterações no bico, asas dianteiras e traseiras e difusor, para reduzir o downforce dos carros.

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