Não satisfeito em fazer história a cada competição que disputa no futebol feminino, o Corinthians pode ter a primeira atleta brasileira eleita a ‘melhor jogadora do mundo’ atuando no Brasil, depois de Marta. Dias depois de faturar mais uma taça do Campeonato Brasileiro na categoria, Gabi Portilho teve um gol seu exibido nas redes sociais da premiação da ‘Bola de Ouro’, anunciando as candidatas.
Depois de realizar uma grande temporada por Corinthians e Seleção Brasileira, sendo inclusive a artilheira da amarelinha nos Jogos Olímpicos de Paris, a atleta alvinegra concorre com outras 29 jogadoras ao prêmio de melhor da temporada 2024. No torneio internacional, aliás, foi a camisa 18 quem deu a vaga às semifinais ao Brasil, eliminando a anfitriã França dentro de casa.
Assim como fez nas Olimpíadas, Gabi Portilho quer acabar com a ‘farra espanhol’ no prêmio da Fifa
Desde Marta, eleita seis vezes a melhor atleta do planeta, o Brasil não tem uma jogadora ocupando o posto mais alto de tal premiação. Na verdade, a eterna rainha foi a única brasileira (e sul-americana) a vencer essa disputa – em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. Há 14 temporadas, aliás, a jogadora fazia isso atuando em solo brasileiro, defendendo as cores do Santos, antes de se transferir ao FC Gold Pride.
Agora, Gabi Portilho pode fazer o país voltar ao topo no futebol feminino, que ultimamente foi dominado pela Espanha, com Alexia Putellas e Aitana Bonmatí – ambas do Barcelona – dominando as últimas edições da premiação. Vale lembrar que a atacante do Corinthians foi uma das responsáveis pela eliminação da ‘Fúria’ nas Olimpíadas da França, marcando uma vez na vitória por 4 a 2, nas semifinais.
Como bem lembrou o portal ‘Meu Timão’, o alvinegro já teve outra representante entre as melhores do mundo: em 2008, Cristiane ficou no top-3 no prêmio concedido pela Fifa, sem a participação da France Football – que na época realizava a parceria com a entidade máxima do futebol apenas na modalidade masculina. Com 14 títulos pelo Corinthians, e 29 gols marcados, Gabi possui contrato válido até o fim de 2024.
Comentários estão fechados.