Bilionário pode dar fortuna ao Corinthians e afundar a Globo

A Libra (Liga do Futebol Brasileiro) recebeu uma proposta bilionária do Mubadala, fundo soberano do governo de Abu Dhabi, por direitos do Brasileiro. A oferta prevê assumir as negociações de televisão do campeonato. Inclusive, esse ponto já foi acertado nas conversas entre clubes, Libra, BTG e o fundo. 

Vale destacar que a Libra é composta por 17 times, sendo 10 do Brasileiro da Série A. Entre eles, estão: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Vasco, Botafogo, Grêmio e Cruzeiro.

Entenda melhor a situação que envolve o Corinthians: 

Todos os clubes citados, incluindo o Corinthians, aprovaram uma negociação exclusiva com o Mubadala após receber proposta de R$ 4,8 bilhões por 20% dos direitos de TV e marketing do Nacional das primeiras e segunda divisão. O valor está condicionado à adesão de todos os times das duas séries.

Assim, os clubes fariam parte de uma associação que cederia os direitos para a empresa e receberiam 80% das receitas da futura Liga. O restante, 20%, ficaria com o próprio Mubadala. No processo de venda, os clubes teriam a palavra final sobre a venda por meio da associação.

Por outro lado, a Liga Forte Futebol, que tem 26 clubes, acertou uma proposta com o Serengete, um fundo americano, com valores próximos ao Mubadala. A empresa americana costuma investir em empresas com avaliação de até US$ 1 bilhão.

As divergências entre os dois grupos ocorrem pela divisão de dinheiro do investimento a ser feito pelo fundo. A Libra e a Liga Forte Futebol têm modelos diferentes de divisão para esse montante. Se não houver um acordo entre as partes, o fundo Mubadala vai estudar reestruturar sua proposta para incluir só os direitos do clube da Libra. Já o Liga Forte Futebol pode tentar o mesmo com proposta de investimento para seu grupo de clubes.

Comentários estão fechados.