A bola está prestes a rolar para Fortaleza e Corinthians na Copa Sul-Americana, e a Conmebol decidiu fazer algo diferente. Com isso, o duelo de ida das Quartas de Final do torneio continental marcará a estreia de um novo protocolo de combate ao racismo. De acordo com o portal ‘Lance!’, o novo procedimento faz parte da campanha ‘Basta de Racismo’ da entidade sul-americana – junto da Fifa.
Ainda segundo a reportagem, a medida foi aprovada em maio deste ano, durante o Congresso da Fifa, visando intensificar a luta contra a discriminação racial no futebol sul-americano. O novo protocolo segue um procedimento de três níveis: primeiro, o árbitro interrompe o jogo ao identificar um comportamento racista; se os incidentes continuarem, a partida é suspensa temporariamente; caso os atos persistam, o jogo é encerrado de forma definitiva.
Aumento de casos em competições sul-americanas fizeram Conmebol agir rápido nos bastidores
Mesmo com fortes punições aplicadas pela Conmebol, os episódios de racismo têm sido recorrentes nas competições sul-americanas – com nada menos que sete casos de insultos raciais sendo registrados somente nesta temporada, o que acabou reforçando a necessidade de medidas mais incisivas. Com isso, além do protocolo, em campo, citado acima, houve um aumento significativo das multas aos clubes.
Na última segunda-feira (16), por exemplo, duas novas multas foram aplicadas pela Conmebol, por casos que ocorreram na fase de Oitavas de Final da Copa Libertadores, punindo San Lorenzo, da Argentina, e Botafogo. No caso do clube argentino, o valor da multa foi aumentado em quatro vezes do ‘normal’ (60 mil dólares, cerca de R$ 330 mil), pois os atos racistas foram reincidentes.
Agora, a entidade sul-americana espera não apenas punir os infratores, mas também conscientizar e criar um ambiente de respeito nos estádios. Essa iniciativa faz parte da campanha ‘Basta de Racismo’, lançada em 2022 pela própria Conmebol, e que agora é aplicada de forma oficial em todas as competições geridas pela organização. Corinthians e Fortaleza entram em campo às 21h30 desta terça-feira (17).
Comentários estão fechados.