Tem competição nova, da Conmebol, surgindo no horizonte do Corinthians nesta reta final de temporada. Trata-se da Copa Libertadores Feminina, que será disputada entre os dias 3 e 19 de outubro, no Paraguai. E entidade máxima do futebol sul-americano definiu, nesta quinta-feira (12), os grupos do torneio continental – o Corinthians, atual campeão, e a Ferroviária são cabeças de chave.
O alvinegro, por sua vez, caiu ao lado de ninguém menos que o Boca Juniors, da Argentina. Além dele, o Libertad do Paraguai e um representante da Venezuela (ainda a ser definido) completam o Grupo A. Por mais que o time portenho não tenha tanta tradição na categoria, se trata de um adversário com muita história, principalmente contra o clube do Parque São Jorge. E não é preciso nem falar para qual lado está o favoritismo.
Maior campeão do torneio, Corinthians quer fazer história na Libertadores Feminina
Com a conquista de 2023, o Corinthians deixou para trás o São José, do interior de São Paulo, e se tornou o maior campeão da história da Libertadores Feminina, com nada menos que quatro taças (2017, 2019, 2021 e 2023). Agora, contudo, vai em busca de mais uma taça, para ampliar ainda mais o domínio alvinegro e brasileiro na competição continental. Afinal, das 15 edições realizadas, o país levou em 12.
Além do Timão, com quatro conquistas, o já citado São José aparece na cola com três taças levantadas (2011, 2013 e 2014), o Santos e a Ferroviária vêm logo na sequência (2009 e 2010; 2015 e 2020, respectivamente) e o Palmeiras também aparece com o título de 2022. Os únicos clubes de fora do Brasil a levantar uma taça da Libertadores, são: Colo-Colo, do Chile (2012), Sportivo Limpeño, do Paraguai (2016) e Atlético Huila, da Colômbia (2018).
Restam, ainda, algumas definições, como os representantes de Equador, Venezuela e Bolívia. Do mais, todos os outros 13 times participantes são conhecidos (também representando o Brasil, o Santos disputará a competição). Vale lembrar que, na primeira fase, os times se enfrentam em turno único dentro do grupo. Depois, os dois melhores avançam às quartas de final, tudo em jogo único.
Comentários estão fechados.