Descobrimos o que Fernando Lázaro anda fazendo após sair do Corinthians

A saída de Fernando Lázaro pegou muita gente de surpresa. Com uma longa carreira no Corinthians como auxiliar técnico fixo e experiência na Seleção Brasileira de Futebol, o profissional resolveu assumir uma nova função no Grêmio, clube gaúcho, com salário mais baixo.

Lázaro chegou na equipe gaúcha com a função de coordenador do setor de análise e desenvolvimento, ficando responsável pela análise de desempenho, observações de mercado e comissão técnica.

Apesar de ser uma função diferente do que fazia no Timão, o diretor executivo de futebol do Grêmio, Luis Vagner Vivian, explicou que Fernando Lázaro fazia algo parecido no Corinthians.

“Fernando é oriundo de análise, mas foi fazendo a transição para o campo pelo conhecimento que tem. Acabou sendo mais auxiliar do Corinthians, mas sempre teve o link na parte de mercado e desempenho. No Corinthians era um núcleo só que ele coordenava. Ele fazia essa ligação também.” – Explicou o executivo de futebol.

Com o desligamento do analista de mercado Gustavo Marrone em 2023, do tricolor gaúcho, Luis Vagner aproveitou para promover mudanças no setor e, dentre elas, a chegada da Fernando Lázaro. O foco de sua nova função, está na análise de desempenho dos atletas e prospecção de mercado.

“Uma função multidirecional, que vai traçar o perfil de jogador carente no elenco. Tem ligação com a parte técnica, pois ele tem que entender a forma que o jogador quer jogar. Estou há cinco meses entrevistando pessoas, examinando o mercado, até chegar nessa pessoa (Fernando Lázaro) que tem capacidade para isso. Não tem grana para contratar, então muitas vezes precisamos de um bom jogador capaz de fazer mais uma função no campo.” – explica Luis Vagner.

Conforme o passar do tempo, a área de atuação de Lázaro deve se expandir. Ela participará das avaliações e prospecção dos atletas das categorias de base, garante o executivo de futebol.

“Ele vai dar um suporte mais de dados do que propriamente dentro do campo. Ele vai dar suporte de informação, análise, organizar o processo dos analistas que já existe, mas tem que melhorar. Ele vem com olhar de fora, que é importante.” – disse Luis Vagner sobre a função de Fernando Lázaro.

Há indícios de que Fernando Lázaro não se sentia confortável em receber salário de treinador, sendo auxiliar técnico no Corinthians. O profissional sentia-se constrangido por receber um alto valor, tendo uma função com menos responsabilidades. Ele chegou a ser efetivado como treinador no final de 2022, após a saída de Vítor Pereira. Mesmo com 57% de aproveitamento, sua relação ficou desgastada com a torcida alvinegra e a diretoria optou por retirá-lo da função e mantê-lo como auxiliar técnico. Seu salário chegou a sofrer uma redução, mas ainda sim era considerado alto para o cargo que exercia.

Comentários estão fechados.