Pegando a todos de surpresa, o perfil oficial da FIFA reacendeu uma grande polêmica no mundo do futebol. Por meio de suas redes sociais , a entidade afirmou que o Corinthians é o único clube não-europeu a ter erguido o troféu do Mundial de Clubes mais de uma vez. A publicação gerou revolta em outros times, já que o feito não se enquadra exclusivamente ao alvinegro paulista.
A princípio, a FIFA enalteceu a competência do Corinthians ao intitular o clube brasileiro como “campeão inaugural” do Mundial de Clubes. Entre os anos de 1960 e 2004, a entidade ignorou os títulos intercontinentais e sul-americanos vencidos por Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993).
Confira a publicação da FIFA:
Mundiais de Clubes do Corinthians
O ano de 2000 foi emblemático para todos os torcedores do Corinthians. Superando as expectativas dos adversários, o Timão disputou a final do Mundial de Clubes com o Vasco da Gama. Resumidamente, o tempo regulamentar não foi o suficiente para decidir o grande campeão, que acabou sendo sacramento nas penalidades após o marcador anotar 0 a 0. No entanto, o alvinegro paulista levou a melhor nos pênaltis ao fazer 4 a 3.
Posteriormente, em 2012, o Corinthians voltou aos holofotes do futebol mundial. Diante do Chelsea, da Inglaterra, os brasileiros venceram na final com um gol de Paolo Guerreiro. Sendo assim, o Timão se firmou como um dos poucos times a erguerem por duas vezes a taça do Mundial de Clubes.
Comentários estão fechados.