Dois dias depois de celebrar seu aniversário de 114 anos, o Sport Club Corinthians Paulista comemora a conquista de seu primeiro título da história: o Campeonato Paulista de 1914, que completa nada menos que 110 temporadas nesta terça-feira (03). Na ocasião, o Timão sacramentou a conquista de forma invicta, com 10 vitórias em 10 partidas, 37 gols marcados e 9 gols sofridos, tendo Neco como grande artilheiro da competição..
De lá para cá, o Corinthians fez a festa da Fiel torcida em inúmeras outras oportunidades, transformando sua grandeza em números de taças: sendo 30 desse mesmo Paulistão, uma da Copa Paulista, cinco do Torneio Rio-São Paulo, uma da Supercopa do Brasil, três da Copa do Brasil, sete do Campeonato Brasileiro, uma da Recopa Sul-Americana, uma da Libertadores da América e duas do Mundial de Clubes da Fifa.
Há pouco menos de 34 anos, Corinthians conquistava o Brasileirão pela primeira vez
Em uma tarde de domingo, no longínquo ano de 1990, o Corinthians deixava sua Fiel torcida em êxtase com a histórica conquista do Campeonato Brasileiro daquela temporada. E não somente por ter sido sobre um poderoso São Paulo – que viria a ganhar praticamente tudo nos anos seguintes -, em pleno estádio do Morumbi, mas por acabar com uma longa sina que tirava o sono do torcedor alvinegro.
Afinal, até aquela temporada, o Corinthians era tratado – pejorativamente pelos rivais – como um clube ‘regional’, por ser o único do estado (e do chamado ‘G12’ do futebol brasileiro) que ainda não possuía uma conquista a nível nacional. Porém, tudo isso mudou naquela tarde do dia 16 de dezembro de 1990, quando Tupãzinho empurrou a bola para o fundo das redes, diante demais de 100 mil fanáticos.
Desde então, somente um time conquistou mais taças nacionais que o clube do Parque São Jorge, que foi campeão do Brasileirão em outras seis oportunidades – 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017 – e da Copa do Brasil outras três vezes – 1995, 2002 e 2009. Sem contar, é claro, da Supercopa do Brasil de 1991, totalizando dez títulos. O Timão só fica atrás do Palmeiras nesta contagem, com 12 troféus.
Comentários estão fechados.