Rival paulista do Corinthians sofre revés e chances de rebaixamento ficam em 96,21%

Se a situação do Corinthians é complicada na elite do futebol nacional, o que dizer dos clubes paulistas que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro. Por lá, enquanto o Santos está perto de garantir seu retorno a primeira divisão – encerrando o primeiro turno com 34 pontos somados -, o Guarani se aproximou bastante da queda – se isolando na lanterna, com somente 11 pontos ganhos em 19 rodadas.

Grandes rivais do Timão em um passado não muito distante, Santos e Guarani vivem situações completamente distintas longe dos holofotes nacionais. Com 91.19% de chances de subir à Série A, o Peixe está nadando de braçadas na tabela de classificação, conseguindo abrir quatro pontos de vantagem sobre o quinto colocado, o América-MG. Já com 96.21% de chances de queda, o Bugre caminha a passos largos à Série C.

Baseado nas estatísticas, Santos já subiu e Guarani amargou mais um rebaixamento

Após uma longa temporada (que ainda não acabou), o Santos enfim garantiu seu retorno à elite nacional. Ao mesmo tempo, o Guarani amargou seu terceiro rebaixamento à Série C do futebol brasileiro – com a temporada 2024 se juntando aos terríveis anos de 2006 e 2012. Ao menos, é o que indicam os números da reportagem feita pelo ‘Globo Esporte’.

“O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo. Para chegar às previsões sobre as chances de cada time terminar o campeonato em cada posição foi empregado o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações para gerar resultados. Para cada jogo ainda não disputado, realizamos dez mil simulações”, publicou o ‘Globo Esporte’.

A equipe do Espião Estatístico, formada por Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Zé Victor Meirinho, foi responsável – neste caso – por apresentar as probabilidades estatísticas baseadas em parâmetros de ataque e defesa das equipes quando jogam em casa ou fora.

Comentários estão fechados.