Lista com todos os pênaltis que Cássio defendeu pelo Corinthians

O goleiro é ídolo do Timão e tem as defesas de penalidade como marca para os torcedores. Um dos maiores ídolos da história do Corinthians, Cássio encerrou seu ciclo no Parque São Jorge com 712 jogos. Conquistou o torcedor como símbolo de algumas das conquistas mais importantes do Timão – como a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012.

O status de herói conquistado por Cássio passa muito por um fundamento específico: defesa de pênaltis. No Corinthians, o arqueiro está no topo como recordista em pênaltis defendidos, com 32 defesas, superando os 27 de Ronaldo Giovanelli.

Defesas de Pênaltis: A Especialidade de Cássio

A Muralha Corintiana viu seu desempenho no fundamento crescer mais e mais com o tempo. Tem o São Paulo como sua maior vítima. Em todas as suas defesas, Cássio foi crucial para o sucesso do Timão, especialmente nos momentos mais críticos.

Os pênaltis defendidos por Cássio não foram apenas números no campo estatístico, mas defesas que marcaram a história do clube. Suas atuações louváveis sob trave fizeram dele um jogador imortalizado pelos torcedores alvinegros.

O goleiro tem, ao todo, 32 pênaltis defendidos pelo Corinthians, sendo 14 no tempo normal e 18 nas cobranças alternadas. As defesas de penalidades de Cássio já tiveram papel decisivo em títulos do Timão – como nas fases mata-mata dos Campeonatos Paulistas de 2018 e 2019, contra São Paulo e Palmeiras. Além de defesas emblemáticas para o torcedor, várias valeram três pontos na conta alvinegra no Campeonato Brasileiro. Algumas das últimas defesas pelo alvinegro também valeram muito.

Quais são os Principais Momentos de Cássio nas Defesas de Pênaltis?

Na disputa de pênaltis com o Boca Juniors nas oitavas de final da Libertadores 2022, o Gigante defendeu dois e garantiu a classificação do Timão à fase seguinte do torneio. Em 2023, Cássio evitou eliminações na Copa do Brasil frente o Remo e depois, novamente no torneio, contra o Atlético-MG.

A sua defesa nas disputas alternadas contra o time paraense lhe rendeu o recorde histórico de maior pegador de pênaltis em todos os tempos no clube. Ainda na competição, defendeu dois chutes para classificar o Timão às semifinais em disputa com o América-MG. Na Sul-Americana, defendeu uma cobrança de Rollheiser, ajudando a colocar o time na semifinal da competição.

Confira os Números de Pênaltis Defendidos:

  • 2013: duas defesas
  • 2014: uma defesa
  • 2015: duas defesas
  • 2016: uma defesa
  • 2017: quatro defesas
  • 2018: quatro defesas
  • 2019: quatro defesas
  • 2020: uma defesa
  • 2021: uma defesa
  • 2022: cinco defesas
  • 2023: sete defesas

Cássio se despede do Corinthians como um verdadeiro herói das traves, deixando um legado inquestionável no clube. Seu nome já está eternizado na história do Timão, e suas defesas de pênaltis são lembranças vivas para cada torcedor corintiano.

Comentários estão fechados.