Relembre a histórica invasão Corinthiana no Maracanã em 1976

Em 5 de dezembro de 1976, mais de 70 mil corintianos apaixonados deslocaram-se de São Paulo para preencher completamente as arquibancadas no icônico Estádio do Maracanã em uma demonstração de apoio inabalável ao clube durante a partida única das semifinais do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Embora essa não tenha sido a primeira vez que a torcida corintiana promoveu uma invasão, é inegavelmente a mais notável até hoje.

A relação da Fiel com esse tipo de manifestação teve início há 45 anos, quando milhares de torcedores se dirigiram à Vila Belmiro para presenciar o clássico contra o Santos, realizado em 4 de janeiro de 1931, pelo Campeonato Paulista.

Os números são verdadeiramente impressionantes: oficialmente, apenas a torcida organizada Gaviões da Fiel mobilizou 300 ônibus saindo de São Paulo.

Em estimativas não oficiais, fala-se que cerca de mil ônibus corintianos lotaram a Via Dutra, o que demandou uma operação sem precedentes do Detran para garantir o fluxo na rodovia. Essa operação recebeu o nome de “Operação Corinthians” e registrou um recorde de tráfego durante o evento.

Algo parecido aconteceu no Japão, décadas depois, no Mundial de clubes, quando milhares de corintianos atravessaram o globo para apoiar o time numa conquista até então inédita.

O jogo

Dentro de campo, o Fluminense abriu o placar com Carlos Alberto Pintinho e parecia encaminhar sua classificação para a final, já que a partida era em jogo único.

No entanto, o Corinthians conseguiu o empate aos 30 minutos do primeiro tempo. Após um escanteio cobrado por Vaguinho, Geraldão cabeceou a bola para fora do gol, mas Ruço estava atento à jogada e executou uma meia bicicleta incrível, marcando um golaço que igualou o placar.

O empate persistiu até o apito final. Como resultado, a decisão foi para a cobrança de pênaltis, e a estrela do goleiro Tobias brilhou para levar o Timão até a decisão contra o Inter.

Comentários estão fechados.