Torcedores de Corinthians e Flamengo fazem escolha inusitada sobre a arbitragem

Existe uma ‘máxima’ no futebol, de que Corinthians e Flamengo, os clubes de maior torcida no país, possuem algum benefício quando o assunto é arbitragem, o que não passa de uma falácia, obviamente. Mas, de acordo com a pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest no “Maior Raio-X do Torcedor”, dá para dizer ao menos que a relação entre os árbitros e os torcedores dos dois clubes é boa.

Isso, porque enquanto a torcida rubro-negra é a que melhor avalia o desempenho dos árbitros de futebol no Brasil, no comparativo entre 2023 e 2024, com 35%, a do Corinthians aparece logo atrás – caindo de 39% para 34%, estando, agora, empatada com a torcida do Bahia.

Uma coisa é certa, o atual nível da arbitragem não agrada a ninguém

Um número, em específico, chamou a atenção na pesquisa realizada por CNN/Itatiaia/Quaest: nenhuma das torcidas dos 13 clubes envolvidos tiveram avaliação positiva superior a 50%. Ou seja, a arbitragem não agrada a praticamente ninguém.

Mesmo aparecendo em segundo lugar neste critério, a torcida do Corinthians demonstrou uma piora nos critérios de avaliação da arbitragem, ao contrário da rubro-negra – que se juntou as de Internacional e Bahia, como os únicos a não abaixarem seu % entre o período comparado. Por outro lado, além do Botafogo, os times com torcedores mais críticos são Vasco, Santos e Grêmio.

A pesquisa ‘O Maior Raio-X do Torcedor’ ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Comentários estão fechados.