CBF aciona a FIFA após caso de racismo contra Robert Renan

Na última quarta-feira (31), o zagueiro Robert Renan, ex-Corinthians, foi vítima de atos racistas durante a vitória do Brasil por 4 a 1 sobre a Tunísia nas oitavas de final do Mundial Sub-20, disputado na Argentina. O defensor foi expulso no fim do primeiro tempo.

Após o jogo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou uma representação à FIFA protestando contra as discriminações sofridas pelo jogador brasileiro. No site oficial da entidade brasileira, foi divulgado o posicionamento, que afirma “condenar veementemente qualquer tipo de ação discriminatória no futebol e não tolerará mais esses casos no esporte”.

Além de ter sido hostilizado após deixar o gramado e respondido de forma esportiva, Robert Renan foi vítima de vários casos de racismo nas redes sociais. O próprio zagueiro divulgou imagens em seu perfil. Os agressores já foram protocolados pela CBF e serão enviados à justiça local, assim como para a FIFA com o pedido de punição.

Robert Renan divulgou os ataques racistas sofridos em seu Instagram (Foto: reprodução)

Vale lembrar que, no último fim de semana, a entidade brasileira lançou uma campanha de combate ao racismo, com o lema “com o racismo não tem jogo”. O movimento tem apoio de todos os atletas e da arbitragem. Além disso, a CBF é a primeira organização esportiva a adotar, em seu Regulamento Geral, a possibilidade de punição para um clube em casos racistas.

Futuro do Timão

Depois de vencer o Atlético-MG na Copa do Brasil o Timão se prepara para os próximos compromissos da temporada. Na quarta-feira (31), os comandados de Vanderlei Luxemburgo bateram a equipe mineira por 2 a 0, na Neo Química Arena. O resultado levou o confronto para os pênaltis, onde o Corinthians se classificou às quartas de final.

Agora, o alvinegro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Jogando no Independência, a equipe encara o América-MG, no sábado (3), em partida válida pela nona rodada do nacional.

Em seguida, o Timão foca na Copa Libertadores. Na quarta-feira (7), os comandados de Luxemburgo enfrentam o Independiente Del Valle-EQU, no Equador. O alvinegro precisa vencer para tentar avançar para o mata-mata.

Depois, o Corinthians se prepara para mais uma partida do Brasileirão. Jogando na Neo Química Arena, a equipe mede forças com o Cuiabá, no sábado (10). O confronto vale a décima rodada da competição nacional.

Comentários estão fechados.