Conheça a história e eventos marcantes da Neo Química Arena

Os Bando de Loucos tem vários motivos para comemorar. Ao longo da trajetória vitoriosa do Corinthians, mesmo vivendo uma montanha russa de emoções, o Timão sempre esteve em destaque no cenário do futebol mundial, com seus jogos históricos, torcida apaixonada e grande ídolos.

A primeira casa do Corinthians foi o Parque São Jorge, adquirido em 1926. Ao longo dos anos, a gestão alvinegra sentiu a necessidade de ter um estádio para chamar de “seu”. Um lugar onde os corintianos pudessem chamar de casa e viverem as maiores experiências com o Timão. E assim foi pensada e fundada a Neo Química Arena.

Em Maio de 2014, um dos momentos mais históricos do Sport Club Corinthians Paulista foi registrado. No dia 10 daquele mês, a torcida Fiel pode, finalmente, chamar um lugar de casa: a Neo Química Arena. Inaugurada com a realização do jogo um tanto inusitado, entre Corinthians x Corinthians, a partida teve a participação de mais de 100 ex-jogadores do Timão.

Mas a história da Neo Química Arena começou em setembro de 2010, quando a construção do tão sonhado estádio alvinegro foi confirmada na festa do centenário do clube no Vale do Anhangabaú, para cerca de 150 mil pessoas. Já o pontapé inicial da obra foi dado em maio de 2011, quando foram ligadas as primeiras máquinas na obra da Neo Química Arena, para o trabalho de terraplanagem, quando tudo não passava de um grande terreno de 197 mil m², no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

O estádio foi palco da sede de abertura da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. As obras prosseguiram até 2014, quando foram realizados os eventos teste para a maior competição do futebol mundial. De lá para cá, a Neo Química Arena virou ponto turístico em São Paulo, dando uma projeção inédita ao bairro de Itaquera. E, acima de qualquer coisa, se tornou a casa do Bando de Loucos.

O estádio corintiano possui quatro setores, sendo Norte, Sul, Leste e Oeste, com duas grandes arquibancadas laterais. No lado leste, foi construído um enorme painel de LED, com 170 metros de largura e 20 metros de altura. Já no Oeste, há um painel de vidro formado por 1.350 peças, em uma área de 240 metros de comprimento por 30 metros de altura. Dois telões de 30m x 7,5m foram construídos acima dos setores Norte e Sul.

Além da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, a Neo Química Arena também foi palco sede da cidade de São Paulo nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O estádio alvinegro recebeu dez partidas dos torneios masculino e feminino na competição, incluindo o jogo entre Brasil e Colômbia, das quartas de final do torneio masculino, a semifinal masculina entre Alemanha e Nigéria e a decisão do bronze entre as mulheres de Brasil e Canadá.

Em junho de 2014, a expectativa e ansiedade do futebol mundial chegaram ao fim com o início da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A casa da torcida Fiel recebeu a partida inaugural do torneio: Brasil e Croácia. Os croatas saíram na frente, com gol contra de Marcelo, mas os brasileiros viraram, com tentos de Neymar (2) e Oscar, e fecharam o placar em 3 a 1.

Antes de voltar a receber os jogos do Corinthians, a Neo Química Arena se despediu da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 ao receber dois jogos épicos. No dia 1º de julho, pelas oitavas de final, a Argentina superou a Suíça no fim do segundo tempo da prorrogação ao anotar 1 a 0 com Di María.

Comentários estão fechados.