Relembre o primeiro título do Brasileirão conquistado pelo Corinthians

O Corinthians é um dos maiores campeões da história do Brasileirão, porém a história não começou há tanto tempo atrás assim. Há 32 anos, o clube do Parque São Jorge se sentia liberto de todas as brincadeiras e faturava o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro.

Antes de 1990, o Corinthians apenas assistia aos seus rivais serem campeões da competição e apenas ficava com o gostinho na boca. O Palmeiras e o Santos já haviam faturado o campeonato em seis oportunidades, o São Paulo já tinha erguido o troféu duas vezes, e o clube do Parque São Jorge apenas assistia. É verdade que bateu na trave em 1976, porém sem sucesso.

Em 1990, o Corinthians não detinha a melhor equipe do campeonato, porém tinha raça e entrega, que faziam com que tudo funcionasse. Na primeira parte do torneio, a de pontos corridos, o Timão conseguiu se classificar para a fase mata-mata, apesar de começo caótico, com duas derrotas em sequência e demissão do treinador.

Nas quartas de final, uma nova preocupação. O Atlético-MG, equipe de melhor campanha nos pontos corridos, saiu ganhando, no Pacaembu, por 1×0. A estrela do time, o Craque Neto, comandou a virada já nos minutos finais. No Mineirão, tudo acabou igualado, 0x0, e o Timão conseguiu sua classificação para semifinal.

Na próxima fase, bateu de frente com o Bahia, uma das grandes potências da época. A história foi exatamente a mesma: vitória de 2×1 de virada, no Pacaembu, e empate de 0x0, no Barradão. Novamente Neto brilhando.

Na final, um clássico, o Corinthians buscava o seu primeiro título, enquanto o São Paulo buscava o seu segundo. No primeiro jogo, o Timão venceu com gol de Wilson Mano, marcado ainda com apenas quatro minutos da primeira etapa. O duelo aconteceu no Morumbi, para mais de 85 mil pessoas, apesar de o mando de campo ser do Corinthians.

No segundo jogo, novamente no Morumbi, mas desta vez para mais de 100 mil pessoas e com mando de campo do São Paulo, o Timão venceu por 1×0, com gol marcado por Tupãzinho, o Talismã da Fiel, aos nove minutos da segunda etapa. Naquele momento, a Nação Corinthiana se sentia liberta e poderia soltar o grito de Campeão Brasileiro que estava intalado.

Comentários estão fechados.