Santos recebe punição após ocorrido no clássico contra o Corinthians

O clássico alvinegro disputado na última quarta-feira (21), pelo Brasileirão, vivenciou cenas lamentáveis antes mesmo do apito final. O confronto terminou com vitória do Corinthians por 2 a 0 em cima do Santos, na Vila Belmiro.

Pouco antes do fim do segundo tempo, a torcida do Peixe, incomodada com o momento do clube dentro e fora dos gramados, jogou bombas e rojões na área onde estava o goleiro Cássio. Depois, a confusão tomou proporções ainda maiores, com os santistas tentando atingir os próprios jogadores e comissão técnica, além de depredar o estádio.

Os eventos foram relatados em súmula pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden e o caso foi levado para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesta quinta-feira, o tribunal decidiu, preventivamente, punir o Santos com 30 dias sem torcida a favor, seja como mandante ou visitante.

A punição poderá ser alterada caso o julgamento aconteça antes do período estipulado, dando mais ou menos jogos sem torcida para o clube. O Peixe foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “desordens em sua praça de desporto” e “lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.

O fato de o jogo ter sido encerrado antes do período mínimo, de 45 minutos corridos, por conta dos incidentes pode agravar ainda mais a punição. Além disso, o clube também pode ser enquadrado como reincidente, dado que em 2022 cenas semelhantes aconteceram justamente com o Corinthians.

A pena já será iniciada na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Flamengo.

Futuro do Timão

Depois de vencer o Santos pelo Brasileirão o Timão se prepara para os próximos compromissos da temporada. Na quarta-feira (21), os comandados de Luxemburgo bateram o rival por 2 a 0, na Vila Belmiro. O resultado deixou o time na 15ª posição da tabela.

Agora, o alvinegro mantém suas atenções no nacional. Jogando na Arena da Baixada, a equipe encara o Athletico-PR, no sábado (24), em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em seguida, o Corinthians foca na última partida da fase de grupos da Copa Libertadores. Na quarta-feira (28), os comandados de Vanderlei Luxemburgo enfrentam o Liverpool-URU, na Neo Química Arena. O alvinegro precisa vencer para garantir uma vaga na Copa Sul-Americana.

Depois, o Timão volta a focar no Brasileirão. Jogando na Neo Química Arena, o time enfrenta o Red Bull Bragantino, no domingo (2). O confronto vale a 13ª rodada do nacional.

Comentários estão fechados.