Conversa ficou séria: árbitros de Corinthians x Grêmio vão depor no Senado Federal

O empate ‘maluco’ entre Corinthians e Grêmio na última segunda-feira (18) foi marcado por polêmicas envolvendo a arbitragem. O caso repercutiu tanto que o tema foi parar no Senado Federal e terá depoimento dos profissionais envolvidos na partida.

Segundo o Jornal O Globo, o senador e ex-comentarista esportivo Jorge Kajuru (PSB-GO) solicitou uma audiência pública sobre o VAR que é relacionada ao projeto de lei do parlamentar Carlos Portinho (PL-RJ) que tem a proposta de criar o “Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeo e dos Áudios no Futebol Brasileiro”. Uma das exigências seria a obrigatoriedade de reproduzir conversas entre a arbitragem de campo e de vídeo nos veículos de comunicação e no sistema de som dos estádios.

A audiência pública foi aprovada no Legislativo, mas ainda não teve a data marcada. De acordo com Carlos, toda a equipe de arbitragem de campo e do VAR será convocada para depoimentos no Senado. Além disso, o presidente do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro também foi chamado para declarar sobre uma partida contra o Santos que também contou com erros de arbitragem.

Lance polêmico em Corinthians x Grêmio

Nos acréscimos do segundo tempo da partida, o atacante Ferreira, do Grêmio, tentou um cruzamento, mas a bola atingiu a mão de Yuri Alberto, do Corinthians. O juiz Wilton Pereira Sampaio não marcou pênalti e o VAR manteve a decisão de campo, não pedindo a revisão do lance. A atitude gerou revolta para gremistas, principalmente em declarações de repúdio do treinador Renato Gaúcho e do presidente Alberto Guerra.

No dia seguinte, a CBF admitiu que a arbitragem errou na não marcação do pênalti e divulgou a conversa entre os membros responsáveis por monitorar a partida no vídeo. Toda a equipe do VAR foi afastada, enquanto Wilton ainda será julgado pela entidade.

Comentários estão fechados.