Desempenho do Corinthians no Brasileirão relembra campanha de 2006

O Corinthians finalizou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2023 após empate de 4 a 4 na última segunda-feira (18), em jogo atrasado da 15ª rodada. Em 19 jogos, o clube do Parque São Jorge somou 24 pontos e teria terminado a primeira parte em 13ª lugar.

Essa é a pior campanha desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado por 20 equipes. Naquela temporada, o Timão terminou em 18º, na zona de rebaixamento, com 20 pontos. Na segunda metade, o elenco se recuperou, encerrando a participação na nona posição, com 53 pontos somados.

Em 2012 e 2020, o Corinthians terminou o primeiro turno com os mesmo 24 pontos. Entretanto, a posição foi mais favorável. Nas duas campanhas, o time ficou na 12ª colocação. Em 2007, quando o alvinegro foi rebaixado para a Série B, o elenco havia somado 26.

Voltando ao Brasileirão de 2023, os comandados de Luxemburgo já participaram de quatro rodadas no segundo turno e os números também não são nada animadores. O time tem a quarta pior campanha desde a 20ª partida, com apenas três pontos somados, com três empates e uma derrota.

Corinthians tem 15% de chances de cair para a Série B

A baixa colocação na tabela deixa o Timão mais perto da zona de rebaixamento para o “G-6”, que classifica para a Copa Libertadores. A diferença para o Santos, o primeiro time no “Z-4”, é de apenas três pontos.

Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Corinthians tem 15,1% de chances de ser rebaixado para a Série B do Brasileirão, enquanto há apenas 1,4% de possibilidades para disputar a Libertadores, que atualmente está com seis vagas, podendo ser estendidas para mais uma ou duas, caso o campeão da Copa do Brasil e/ou da Libertadores estejam na zona de classificação.

Comentários estão fechados.